domingo, 20 de abril de 2014

"O SEGREDO PARA ESCREVER BEM... É ESCREVER"

Olá amigos!

Esses dias eu estava mostrando algumas das minhas músicas próprias para um amigo (que em breve irei gravá-las e postá-las no canal do youtube) e fico impressionado com a reação do pessoal que vê essas composições pela primeira vez. Não sei se o nível das letras das músicas hoje não estão tão altos... ou se realmente estou "incorporando" Júlio Verne na minha escrita.

O fato é que, não sou um George Martin na hora de escrever mas tenho uns momentos de inspiração em que me fazem ir muuuuuuito longe (quem me conhece sabe do que eu estou falando). Claro que só a inspiração em si não adianta de nada... e é aí que entra um dos meus mais variados defeitos: escrever excessivamente.

Sim, parece uma coisa normal, mas ultimamente venho escrevendo quase que o tempo todo (no celular durante o ônibus, agora no blog, enquanto converso pessoalmente e surge uma ideia do nada, no próprio facebook, durante o trabalho... quase que o tempo todo hehehe... até durante o sono). Então, juntando essas duas coisas, consigo fazer uma canção que faça com que as pessoas vejam que aquelas palavras não foram simplesmente desenhadas em um pedaço de papel, mas com vida própria, quase de modo que a canção fale por si só. Do contrário, eu não conseguiria escrever, sabendo que não há nada, há não ser uma combinação de letras juntas e separadas em um rascunho qualquer.

Não me acho um bom compositor (tenho muuuuuuuito a aprender ainda, mas é um caminho que gosto de trilhar e sempre ir a fundo... a beleza de uma harmonia, melodia e letra bem distribuídas na maioria das vezes me toca mais do que a música como um todo), tenho um certo "talento" em usar as palavras certas no momento correto, mas é o tempo em que passo escrevendo que torna isso possível pra mim. É incrível o quanto de coisas inspiradoras você consegue captar quando você está simplesmente rabiscando sem compromisso em uma folha, em um documento de texto (tenho arquivos e mais arquivos disso no meu notebook) ou até nos rascunhos de SMS. No final, se consigo fazer boas canções, deve ser por causa disso.

Então, pra finalizar, deixo aqui o meu recado para quem também trilha esse caminho. O dom de juntar sons, ritmos, melodia, harmonia, letra e tudo mais é algo fora do comum, mas se você não possuir um vocabulário amplo, não há como transformar esse dom tão intenso em uma letra que faça jus ao mesmo... e pra isso, ler e escrever são importantes.


E é isso! Agradeço a paciência de quem estiver lendo (como eu disse, escrever em excesso é uma "maldição" que eu tenho hehehe) e fiquem com o vídeo meu tocando CPM 22 - Sonhos e Planos (esse é o link do meu canal do youtube onde há mais vídeos nesse formato, confiram no https://www.youtube.com/channel/UCYwvfVpo6ECk38rP3HZSn-A/videos:


Até a Vista!!!
Fui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário