quinta-feira, 24 de abril de 2014

"... PARE PRA PENSAR... PENSE MUITO BEM..."

Olá amigos!

Sinceramente, hoje eu estava praticamente sem assunto (a prova disso foi a hora em que coloquei a postagem, quase na virada do dia seguinte hehehe... mas não queria perder o ritmo de postar uma vez por dia, então aqui vai), então me surgiu algo um tanto interessante.

O fato de um indivíduo não ter um certo poder de comunicação verbal, faz dele uma pessoa limitada? Creio que não, talvez incompreendida em função da fala limitada, mas na maioria das vezes esse tipo de pessoa tem mais a oferecer para nós do que ao contrário. O porquê disso? Simples: aquele que investe sua energia a ouvir os outros ao invés discutir com os outros, sempre vai estar mais suscetível a captar o que realmente é importante, está ouvindo o ponto de vista de todos ao invés de fazer com que o seu se sobressaia e com certeza vai focar em processar isso tudo de maneira mais minuciosa, enquanto os outros na roda estão freneticamente "cuspindo" suas palavras à torto e à direito.

Não é fácil ser um bom ouvinte. Pra falar a verdade, uma pessoa que ouve mais precisa fazer mais esforço pra se manter equilibrada no meio de uma discussão, sem falar que esse vai precisar achar o momento certo e a iniciativa necessária de expor o que pensa e de modo que todos o ouçam (é difícil? Sim, mas será que é certo uma mesa redonda com um monte de pessoas querendo tratar um bate-papo como se fosse uma queda de braço?)

É muito chato conversar com uma pessoa que se considera a dona da razão, que não discute de modo à tornar as coisas produtivas e que trata a conversa de maneira competitiva. Por mais que tenhamos o conhecimento, o ato de se vangloriar em função disso é considerado mais "petulante" do que não saber nada. Saber demais não lhe dá o direito de ser o dono da razão. O conhecimento deve ser compartilhado e não utilizado de forma a mostrar ser melhor que o outro.

Em resumo: há uma grande diferença entre saber falar, poder falar, querer falar e precisar falar. Não sou o dono da verdade e muito menos quero que a minha forma de ver as coisas impere por aqui. Esse é o meu ponto de vista e estou exponde ele de modo à fazer com que o seu ponto de vista se amplie e veja mais além do que pode ser enxergado.

Bom, é isso! E deixo aqui para vocês mais um vídeo do meu canal do youtube (link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCYwvfVpo6ECk38rP3HZSn-A ) e lembrem-se: ninguém é dono do conhecimento do mundo a ponto de se aproveitar dele tomando-o de assalto!


Até mais amigos! Abraço!

Fui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário