quarta-feira, 30 de abril de 2014

OPORTUNIDADES SURGINDO... E POUCO TEMPO PRA APROVEITAR TUDO HAHAHAHA!!!

OPORTUNIDADES SURGINDO... E POUCO TEMPO PRA APROVEITAR TUDO HAHAHAHA!!!

Olááááá´!!!

Sim, não estou mais postando no blog diariamente e vou explicar o porquê (simples assim... direto hehehe)! Amigos, estou com uma série de propostas de participações em shows ao ponto de ter que parar um pouco com algumas atividades e precisar ensaiar para tais participações (sim, não entro em uma participação especial sem estar bem preparado, pois como só tenho um pequeno espaço para fazer valer a minha presença e conquistar o público, não basta só, simplesmente, pegar o microfone do pessoal em que está te dando uma oportunidade de coração aberto, cantar a sua música no show e depois fazer as gentilezas pós show... é preciso fazer parte do show como um todo do mesmo... se fosse fácil, teríamos muitos mais "canjeiros" fazendo sucesso por aí hehehe).

Como eu não quero parar com os vídeos no youtube (por qual razão, não sei ao certo... talvez o fato de que eu consiga ficar mais próximo do público por meio dos vídeos) sobrou para o blog (até porque ele exige um pouco mais de preparação de conteúdo... não dá pra colocar qualquer coisa de qualquer jeito). Em razão disso, com o coração na mão, vou ter que diminuir o ritmo pra, pelo menos, 2 à 3 vezes por semana e de maneira randômica (quando vai sair as atualizações do blog... não faço ideia).

Pensem pelo lado positivo disso tudo: vou começar a aparecer mais ao vivo (ooooohhhh... grande coisa hahahahaha... pra mim é, pelo menos). Só pra se ter uma ideia, já tenho mais uma pequena participação nessa semana no Maverick`s Byker`s Pub (https://www.facebook.com/groups/maverickpub/?fref=ts) com a galera da Black Rose (https://www.facebook.com/pages/Black-Rose/344003349065488?fref=ts), participarei da Quinta-Feira Cultural no bloco XXI da UNESC no dia 22/05 (http://www.unesc.net/portal/capa/index/114/3504/), todas as terças-feiras estou na Choupanna tomando um pouquinho do show do meu amigo Marcelo Vieira (https://www.facebook.com/marcelo.vieira.182?fref=ts)... e isso é só o começo!

Então, pra galera que me acompanha por aqui, não fiquem tristes! Escreverei menos mas escreverei com muito mais conteúdo pelo fato de que estou me apresentando mais, adquirindo mais conteúdo e experiencia (sim, experiencia... por que não?) para passar adiante. Gosto muito de fazer isso que estou fazendo e não vou deixar de escrever tão cedo (podem acreditar... minhas maiores ideias surgem desses momentos em que estou escrevendo, mas não trato isso como um exercício, mas sim como um ato prazeroso em que faço com a maior das intenções).

Bom amigos, por hoje é só! Por alguma razão, a barra de ferramentas do blog está "bugada" ao ponto de não conseguir colocar os links adequadamente (por isso que não estou postando os links diretos desse pessoal em que vêm me oferecendo todas essas boas oportunidades). Não se esqueçam de acompanhar o meu canal no youtube (Karlus Ricardo - lá tem vídeo novo todos os dias, como sempre) e fiquemà vontade para comentar, se inscrever no canal, sugerir alguma música ou qualquer outra coisa à respeito e, o mais importante, se divertir!!!

Obrigado à todos... maaaaaaaais uma vez!!!

Até à Vista!      

domingo, 27 de abril de 2014

JAM SESSION NO BILLY´S PUB! SEMANA QUE VEM ESTAREI LÁ DE NOVO!!!

Olá à todos!!!

Sim, eu sei, não postei ontem. Infelizmente quebrei o ciclo de uma postagem por dia (foi mal aí galera, não tá fácil dar conta de tudo). Mas a questão toda é que estão aparecendo algumas participações por aqui em Criciúma e região (é, estou aparecendo e graças ao carinho e atenção de vocês... muito obrigado mais uma vez por tudo - só pra ter uma ideia, essa semana, além da participação na Choupanna em Criciúma em que eu faço todas as terças-feiras, participei de uma JAM juntamente com o Edilson Bittencourt na sexta-feira no Billy`s Pub no Arroio do Silva e ontem mesmo eu estive com o Ariel Carvalho da Banda Black Rose no Duca Pub em Criciúma... é, tudo isso, fora o que eu já venho fazendo). A tendência é que eu diminua o ritmo aqui no blog, mas vou tentar ao máximo manter as postagens no youtube.

Pra quem não sabe o que é uma JAM, é um evento onde qualquer pessoa chega, pluga o seu instrumento e sai tocando... detalhe: isso vale também para a banda toda - imagina tocar com um baterista, um baixista, um guitarrista e um vocalista em que você conheceu na hora e que nunca viu na vida? Foi mais ou menos isso que aconteceu na sexta-feira no Billy´s Pub.

Pra começar, a receptividade da galera é muito boa! Pedimos um espaço para a galera que estava tocando (que também nunca tinham tocado juntos) e umas duas músicas depois eles nos cederam de bom grado. Como sempre, eu fui na voz e no violão e o Edilson (o popular "Dido") foi no baixo. Juntamente com mais dois caras completando a guitarra e a bateria, colocamos o repertório da Xeque Matte em ação e não deu outra: foi sucesso na certa! Começando com "Tempo Perdido", "Que País é Esse", "Carla, "Me Odeie" e encerrando a nossa breve participação com "Eu Não Sei" do TNT tocada com uma energia jamais vista (pelo menos por mim hehehe) com direito à aplausos e troca de contatos com o pessoal.

Ficamos mais um tempo pra ver o que iria rolar no restante da noite (rolou até um "Killing on the Name" do Rage Aganist the Machine que me fez ganhar a noite) e lá pela 1:40 da madrugada resolvemos ir embora e agradecer ao pessoal pela oportunidade que nos deram.

Bom, e esse foi um breve resumo da JAM na sexta-feira. Gostaria de parabenizar o pessoal do Billy´s Pub pela iniciativa (que acontece todas as sexta-feiras a partir das 22:00 horas) e também ao Alex que era o músico de plantão que abriu a noite guiou o pessoal entre uma música e outra. Pretendo ir na semana que vem de novo e desta vez vou ver se consigo levar o pessoal do Dyskagem Dyretta junto e ver o que acontece por lá.

E é isso amigos! Deixo o meu breve depoimento em relação à JAM na sexta-feira e deixar aqui o sucesso garantido em que é o evento. Deixo pra vocês mais um vídeo do meu canal do youtube (karlus ricardo - https://www.youtube.com/channel/UCYwvfVpo6ECk38rP3HZSn-A). Não consegui colocar o link direto aqui devido à problemas na barra de ferramentas do blog (por alguma razão eu não estou conseguindo acessar todas as ferramentas dela hehehe).

E deixo para vocês também o facebook do Billy´s Pub (https://www.facebook.com/leonardo.leonardeli.3?fref=ts), o link para a música de trabalho da Banda Xeque Matte (https://www.youtube.com/watch?v=QbD1Uo80hpg&hd=1) e acompanhem o trabalho do Dido como fotógrafo no site: http://www.ondetembalada.com/ .

Bom, é isso!

Até a vista!

Fui!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Olá amigos!!!

Como de costume, aqui vou eu mais uma vez saciar a minha "compulsão" em escrever e desde já agradeço à todos que vêm acompanhando tanto o blog quanto às postagens do youtube (acreditem, tá difícil dar conta de tudo) e que o carinho e a atenção de vocês estão fazendo toda a diferença.

Esses dias tive uma conversa com um amigo referente ao que gostamos de ouvir, de tocar... enfim, nossas influencias. São elas que tomamos como base pra qualquer coisa que fizermos, falarmos ou nos comportarmos. De modo geral, pegamos um pouco daqui, um pouco dali, juntamos tudo e temos um "eu" no mínimo, diferente do que já vimos. Basicamente funciona dessa forma.

Na música isso acontece o tempo todo. E isso fica cada vez mais interessante no momento em que se vai aprofundando isso. Ter o poder de ouvir, buscar algo diferente dentro de uma música (seja um pedaço de um arranjo, uma pronúncia de uma ou de uma sequencia de palavras, uma sequencia de notas, uma disposição rítmica diferente... e por aí vai), pegar esse "pedacinho" de música, desmontá-lo, remontá-lo do seu jeito e expandi-lo com o caminho que você quer... é algo tão maravilhoso e satisfatório (pra mim pelo menos) que você se sente musicalmente livre pra fazer o que quiser. Além do fato de que você está criando algo diferente e autêntico (ou seja, colocando um pedaço de você dentro de uma música).

E onde entram as influencias nisso tudo? Simples: você deve ter ouvido várias sonoridades diferentes durante toda a sua vida e algumas você se identificou mais do que com outras. Com certeza essas sonoridades em que mais lhe chamaram a atenção serão a sua base e seu traço musical. E quanto mais complexa e ampla for as suas influencias, mais flexível e cheio de recursos será o seu estilo.

Mas, para chegar a esse nível leva um certo tempo. Basicamente é necessário se descobrir dentro da música (ouvindo, tocando, descobrindo os caminhos ... compreendendo a sonoridade pra depois tentar encontrar um caminho próprio dentro desse mundo... é, não é fácil, eu sei hehehe). Eu tive que aprender noções de improviso, tocar e escrever muito até conseguir quebrar essa barreira entre copiar a música e criar a música. Detalhe: não tive um professor que me guiasse nesse processo. Mas no momento em que se adquire essa liberdade, você passa a ouvir a música com outros ouvidos, ao ponto de conseguir desmonta-la e remonta-la do seu jeito (já pensou nisso? Ouvir uma música, jogar fora o que não lhe agrada e refaze-la ao seu agrado?).

Em resumo, nesse processo de caminhada, suas influencias vão te ajudar de forma a te dar vários tipos de ferramentas sonoras diferentes (e quanto mais ferramentas diferentes você tiver, mais recursos você vai ter na hora de montar um estilo autêntico e parecido com você).

Bom, é isso! Confiram os vídeos do meu canal (link do canal "karlus ricardo" - https://www.youtube.com/channel/UCYwvfVpo6ECk38rP3HZSn-A/videos). Confiram!

Até a vista!

Fui!!!
    

quinta-feira, 24 de abril de 2014

"... PARE PRA PENSAR... PENSE MUITO BEM..."

Olá amigos!

Sinceramente, hoje eu estava praticamente sem assunto (a prova disso foi a hora em que coloquei a postagem, quase na virada do dia seguinte hehehe... mas não queria perder o ritmo de postar uma vez por dia, então aqui vai), então me surgiu algo um tanto interessante.

O fato de um indivíduo não ter um certo poder de comunicação verbal, faz dele uma pessoa limitada? Creio que não, talvez incompreendida em função da fala limitada, mas na maioria das vezes esse tipo de pessoa tem mais a oferecer para nós do que ao contrário. O porquê disso? Simples: aquele que investe sua energia a ouvir os outros ao invés discutir com os outros, sempre vai estar mais suscetível a captar o que realmente é importante, está ouvindo o ponto de vista de todos ao invés de fazer com que o seu se sobressaia e com certeza vai focar em processar isso tudo de maneira mais minuciosa, enquanto os outros na roda estão freneticamente "cuspindo" suas palavras à torto e à direito.

Não é fácil ser um bom ouvinte. Pra falar a verdade, uma pessoa que ouve mais precisa fazer mais esforço pra se manter equilibrada no meio de uma discussão, sem falar que esse vai precisar achar o momento certo e a iniciativa necessária de expor o que pensa e de modo que todos o ouçam (é difícil? Sim, mas será que é certo uma mesa redonda com um monte de pessoas querendo tratar um bate-papo como se fosse uma queda de braço?)

É muito chato conversar com uma pessoa que se considera a dona da razão, que não discute de modo à tornar as coisas produtivas e que trata a conversa de maneira competitiva. Por mais que tenhamos o conhecimento, o ato de se vangloriar em função disso é considerado mais "petulante" do que não saber nada. Saber demais não lhe dá o direito de ser o dono da razão. O conhecimento deve ser compartilhado e não utilizado de forma a mostrar ser melhor que o outro.

Em resumo: há uma grande diferença entre saber falar, poder falar, querer falar e precisar falar. Não sou o dono da verdade e muito menos quero que a minha forma de ver as coisas impere por aqui. Esse é o meu ponto de vista e estou exponde ele de modo à fazer com que o seu ponto de vista se amplie e veja mais além do que pode ser enxergado.

Bom, é isso! E deixo aqui para vocês mais um vídeo do meu canal do youtube (link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCYwvfVpo6ECk38rP3HZSn-A ) e lembrem-se: ninguém é dono do conhecimento do mundo a ponto de se aproveitar dele tomando-o de assalto!


Até mais amigos! Abraço!

Fui!!!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

"... FAMÍLIA ÊÊÊ... FAMÍLIA AH... FAMÍÍÍLIAHHH..."

Olá amigos!

Vocês já devem ter reparado que grande parte do meu GRAAAAAAANDE público (como se eu realmente eu tivesse hehehe) que me acompanha pelas redes sociais (mais especificamente o twitter, facebook, google +, blog e youtube que são os veículos de comunicação dos quais venho usando no momento... e sim, eu sei, tenho que me atualizar) tem o sobrenome Valga (... ... ... ...) SIM! A maioria são parentes (acredito que vocês que me acompanham pelo facebook já perceberam a lógica em questão). Pais, irmão, primos, tios, tias e outros parentescos próximos dos sanguíneos.

Não estou reclamando, pelo contrário! Outros sentiriam um certo receio em relação a isso, mas eu penso da seguinte forma: se eu não tiver o poder de conquistar a minha família, terei eu o poder de conquistar outras pessoas em que se encontram mais distante de nós? É claro que a família vai extravasar nos elogios, mas, acreditem, no fundo ela acredita em você. E no momento em que a família te apoia, outras pessoas de fora dela irão te apoiar instantaneamente. O motivo? Laços familiares (e estes são os mais importantes, tanto na questão profissional quanto na questão pessoal).

Se acontecer alguma coisa com você ao ponto de te fazer deixar de produzir com qualidade ou até ter um declínio em sua carreira artística, quem você acha que serão as últimas pessoas a desistirem de você? Quando você tiver dúvidas em relação a qualquer situação (tanto pessoal quanto profissional), quem você acha que estará sempre pronto pra te ouvir e te aconselhar? Ou um suposto empregador está em dúvida entre contratar um profissional com bom relacionamento familiar e outro não, quem você acha que ele escolheria? Pode parecer um tanto sonhador da minha parte isso, mas o fato é que A FAMÍLIA É O QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ, SE VOCÊ NÃO PUDER CONTAR COM O SEU PARENTESCO DE SANGUE, COM ESSAS PESSOAS QUE LHE CONHECEM DESDE O MOMENTO DO SEU NASCIMENTO, COM QUEM VOCÊ IRÁ CONTAR? Assim como não existe uma boa casa sem uma boa base, não existe ser humano estável sem uma família que o conduza a ser estável.

E acho que é isso. Dessa vez não escrevi tanto comparado às últimas postagens, mas desta vez acho que não precisei de muitas palavras pra dizer o que eu precisava... e nem sempre as palavras vão suprir todas as situações do mundo... certas coisas só se aprendem vivendo-as no dia a dia.

Deixo aqui pra vocês mais um vídeo do meu canal do youtube (não deixem de conferir os outros aqui no link: https://www.youtube.com/channel/UCYwvfVpo6ECk38rP3HZSn-A ). E desde já agradeço a atenção de todos (não só em relação aos vídeos do youtube mas também nas publicações do blog) e principalmente à família Valga (da parte da minha mãe) e à família Ricardo (da parte do meu pai). Tenho sido incentivado à continuar com isso tudo por muita gente (amigos, conhecidos e até desconhecidos hehe), mas o incentivo de vocês vai muito mais longe e é muito mais forte. Muito obrigado!!!


Obrigado à todos!!! E até a vista!

Fui!!!

terça-feira, 22 de abril de 2014

"NÃO ESTAMOS SOZINHOS... E NÃO PRECISAMOS FICAR SOZINHOS"

Olá amigos (tenho que achar uma entrada mais criativa hehehe)!

Ultimamente passei por uma série de situações turbulentas (quem me conhece, sabe do que eu estou falando... e se alguém acha que existe um culpado nisso tudo, acho que sou eu mesmo) que me fizeram quase que "perder a cabeça". Não quero aqui culpar ou expor ninguém (só posso dizer que tais acontecimentos foram de natureza pessoal e profissional... nada mais)... apenas contar como eu saí dessa.

Bom, como em toda situação extrema, nos desgastamos, e as vezes à ponto de ficar sem forças pra se reerguer sozinho (pelo menos comigo foi assim). Chega-se ao ponto de ficar sem norte, de se questionar em relação à nossa própria existência (o que eu estou fazendo comigo mesmo? Será que é isso mesmo que eu quero da minha vida? Se não for isso, o que eu realmente quero? ... perguntas dessa natureza costumam aparecer do nada nesse período). Sem falar nos fatores fisiológicos como falta de apetite (que faz com que o corpo não funcione direito pelo fato de que não está se reabastecendo de energia da maneira apropriada), sono não regulado (e as vezes até falta de sono), baixa na qualidade de atividade física (o que não é pra menos pois, sem comer e sem dormir direito, fica realmente difícil achar motivação pra uma corrida ou uma caminhada) e por aí vai...

Foi mais ou menos isso que aconteceu comigo. Como fiz pra sair dessa (pra quem me vê hoje, não parece que eu passei por isso hehehe)? PAREI TUDO!!! DESACELEREI!!! TIVE QUE FREAR!!! O que faz todo o sentido (já não estava bem, então não tem porque continuar seguindo nesse estado, se não estava em condições de ser produtivo). E voltei focando nas coisas que eu gosto (coincidência em começar a postar vídeos no youtube e escrever igual a um maníaco? É, pode se dizer que sim hehehe), me aproximando mais das boas pessoas que me cercam e dando atenção àquelas em que realmente mereciam.

O que realmente fez a diferença pra sair dessa foi o contato que comecei a ter com as pessoas boas que existem na minha vida. Se cercar de pessoas boas é essencial nessas horas (pois, geralmente, toda pessoa boa já passou por um ou mais momentos difíceis... porque é assim que funciona com elas... ninguém é bom por acaso... só se é realmente bom quando se passa pelo caos e conhece a dor do próximo... eu vejo dessa forma). As pessoas boas passam por provações o tempo todo (já falei algo do tipo em alguma postagem anterior... não sei) e serão elas que irão te ouvir e dizer o que você precisa. O resto é esforço próprio.

Claro que devemos fazer a nossa parte se libertando disso. Mas nunca devemos esquecer de que não estamos sozinhos e que não precisamos carregar certos fardos por conta própria quando existem pessoas que estão te estendendo a mão de coração aberto (recusar ajuda de alguém que está te oferecendo de toda boa vontade, para mim, é uma ofensa grave). Receba de bom grado e retribua quando tiver a oportunidade (o mundo hoje precisa disso)

Bom, por hoje é só pessoal! Deixo aqui mais um vídeo (não se esqueçam de acompanhar o meu canal do youtube https://www.youtube.com/channel/UCYwvfVpo6ECk38rP3HZSn-A/videos?view_as=public )



E... Força... Sempre!

See you Be there!!!

Fui!!!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

"Todos os dias quando acordo... Não tenho mais o tempo que passou... Mas tenho muito tempo..." (Renato Russo)

Olá amigos!

Continuando a alimentar a minha incontrolável vontade de escrever, trago mais uma postagem para vocês (se estão achando interessante, ou não... aí já não é mais comigo hehehe). De qualquer forma, vou seguindo com isso (até quando eu não sei) de forma à escrever de coração como se uma pequena parte de mim estivesse no meio destes textos (profundo isso, não?).

Estava eu conversando com uma amiga e depois de uma sequencia não muito grande de assuntos chegamos a um que realmente fez valer a pena postar aqui. Não teria um título em específico, mas tem a ver com o que ouvíamos no passado e o que ouvimos hoje, em termos de música (mais ou menos isso). E é evidente pra todo mundo que a diferença de libertinagem (libertinagem sim... e não, liberdade... não confundam os termos... se não você não sabe a diferença entre os dois, sugiro que procure em um dicionário hehehe) de hoje é muuuuito mais explícita do que antigamente.

Antigamente, estávamos passando por um período histórico onde o mundo estava passando por uma série de conturbações (primeira guerra, segunda guerra, guerra fria, ditaduras, censura em exagero... e por aí vai) onde o povo precisava ser ouvido e estava extremamente sufocado pelo fato de não conseguir expressar o que sentia. Ou seja, na música isso influenciou de maneira crítica e construtiva porque os compositores (que também eram parte desse povo sufocado) captaram essa atmosfera caótica e usaram o que faziam de melhor (nesse caso, a música) como forma de dizer o que sentiam e que não podiam em função de uma censura rígia ao extremo (ou você acha que seria possível criar uma música ao nível de  Faroeste Caboclo hoje em dia? Difícil...). Então, tente se colocar na posição de um compositor nos anos 80 (que foi a década onde a música brasileira conseguiu uma liberdade de expressão muito intensa em função do fim da ditadura e com isso, uma série de bandas famosas nascerem desse período) onde o caos estava começando a desaparecer e tudo o que você queria dizer e escrever nas suas canções anteriormente, agora seria possível... sem falar que havia um público que estava ansioso por uma palavra de luta e liberdade de expressão. Em resumo... os tempos eram outros.

Hoje, estamos exageradamente usufruindo dessa liberdade conquistada. Liberdade exagerada essa que permite que meus alunos (sim, sou professor... acho que agora faz muito sentido para vocês esse discurso crítico hehehe) escutem qualquer coisa de expressão absurda em que simplesmente não deveria ser ouvido por alguém da idade deles. Como vou poder justificar a moral e os bons costumes para um aluno, se, quando ele chega em casa, encontra a mãe ouvindo um "tunts tunts tunts" junto de uma sequência de letras que jogam fora tudo o que lhe foi ensinado de bom? Sinceramente, eu não tenho nenhum preconceito em relação ao estilo musical (sou fã da boa música, independente do estilo de onde ela vem... e acredito que não existe estilo ruim, mas sim músico que faz esse estilo ser odiado por alguns), mas no momento em que isso influencia a educação de quem precisa ter bons exemplos de alguém mais maduro... isso passa a ser, no mínimo, uma falta de caráter por parte de quem produz esse tipo de material.

Sim, os tempos são outros (historicamente falando, a geração atual sempre é criticada pela geração mais velha... isso é um fato). Mas a questão é: o que essa geração está fazendo de útil para justificar as ações do seu tempo?

Bom, é isso! Deixo para vocês a minha humilde opinião (que não é nada comparado ao mundo) e espero ter ajudado. Fiquem com mais um vídeo meu do youtube (meu canal: https://www.youtube.com/channel/UCYwvfVpo6ECk38rP3HZSn-A/videos ), não se esqueçam de se inscrever nele, deixar o seu comentário e sua opinião e, o mais importante, que se divirta!!!


Até mais!

Fui!!!  

domingo, 20 de abril de 2014

"O SEGREDO PARA ESCREVER BEM... É ESCREVER"

Olá amigos!

Esses dias eu estava mostrando algumas das minhas músicas próprias para um amigo (que em breve irei gravá-las e postá-las no canal do youtube) e fico impressionado com a reação do pessoal que vê essas composições pela primeira vez. Não sei se o nível das letras das músicas hoje não estão tão altos... ou se realmente estou "incorporando" Júlio Verne na minha escrita.

O fato é que, não sou um George Martin na hora de escrever mas tenho uns momentos de inspiração em que me fazem ir muuuuuuito longe (quem me conhece sabe do que eu estou falando). Claro que só a inspiração em si não adianta de nada... e é aí que entra um dos meus mais variados defeitos: escrever excessivamente.

Sim, parece uma coisa normal, mas ultimamente venho escrevendo quase que o tempo todo (no celular durante o ônibus, agora no blog, enquanto converso pessoalmente e surge uma ideia do nada, no próprio facebook, durante o trabalho... quase que o tempo todo hehehe... até durante o sono). Então, juntando essas duas coisas, consigo fazer uma canção que faça com que as pessoas vejam que aquelas palavras não foram simplesmente desenhadas em um pedaço de papel, mas com vida própria, quase de modo que a canção fale por si só. Do contrário, eu não conseguiria escrever, sabendo que não há nada, há não ser uma combinação de letras juntas e separadas em um rascunho qualquer.

Não me acho um bom compositor (tenho muuuuuuuito a aprender ainda, mas é um caminho que gosto de trilhar e sempre ir a fundo... a beleza de uma harmonia, melodia e letra bem distribuídas na maioria das vezes me toca mais do que a música como um todo), tenho um certo "talento" em usar as palavras certas no momento correto, mas é o tempo em que passo escrevendo que torna isso possível pra mim. É incrível o quanto de coisas inspiradoras você consegue captar quando você está simplesmente rabiscando sem compromisso em uma folha, em um documento de texto (tenho arquivos e mais arquivos disso no meu notebook) ou até nos rascunhos de SMS. No final, se consigo fazer boas canções, deve ser por causa disso.

Então, pra finalizar, deixo aqui o meu recado para quem também trilha esse caminho. O dom de juntar sons, ritmos, melodia, harmonia, letra e tudo mais é algo fora do comum, mas se você não possuir um vocabulário amplo, não há como transformar esse dom tão intenso em uma letra que faça jus ao mesmo... e pra isso, ler e escrever são importantes.


E é isso! Agradeço a paciência de quem estiver lendo (como eu disse, escrever em excesso é uma "maldição" que eu tenho hehehe) e fiquem com o vídeo meu tocando CPM 22 - Sonhos e Planos (esse é o link do meu canal do youtube onde há mais vídeos nesse formato, confiram no https://www.youtube.com/channel/UCYwvfVpo6ECk38rP3HZSn-A/videos:


Até a Vista!!!
Fui!!!

sábado, 19 de abril de 2014

"O MUNDO É REDONDO... E NÃO QUADRADO"

Olá à todos!!!

Bom, certo dia eu ouvi essa frase do título de um amigo e isso, de certo modo, mexeu comigo e com a minha forma de encarar as coisas (parte do que estou fazendo agora também tem um pouco de influência desse pensamento). Parece um tanto confuso de início, mas olhando com a devida atenção isso faz todo o sentido.

O que quer dizer esse pensamento? Simplesmente que a vida anda em ciclos (redonda) e não como um quadrado, tendo momentos de subidas e descidas repentinas. Outro dia eu ouvi um cidadão e ele me disse um seguinte: "... há, eu estou há 15 anos trabalhando neste ramo...". Ou seja: 15 anos fazendo a mesma coisa? 15 anos acordando no mesmo horário, 15 anos fazendo a mesma rotina, 15 anos repetindo os mesmos gestos técnicos específicos... como? Como que as pessoas conseguem cair e ficarem presas em um ciclo vicioso? Presas ao ponto de ficarem dependentes dessa rotina e não ter mais espaço para experimentarem outras coisas? Temos a habilidade de ampliarmos mentalmente nossas capacidades... e não estamos usando isso.

Há muito tempo atrás, no meu período de acadêmico de Educação Física (sim, sou formado em Educação Física... surpresos? hehehe) eu li um livro chamado "Entre a Ciência e a Sapiência" que dizia mais ou menos o seguinte (perdoem a minha memória, mas faz um tempão que eu li esse livro): nele dizia que estudamos até o 9º ano de forma expansiva, ou seja, aprendendo e ampliando o conceito aprendido. A partir do 2º grau o nosso conhecimento começa a ser direcionado para alguma coisa (ou seja, para passar no vestibular, no caso do ensino médio). Passado para a faculdade começamos a aprender algo específico da graduação. E assim segue a pós-graduação, o mestrado, o doutoraro, o PHD... e no final das contas estamos aprendendo CADA VEZ MAIS DE CADA VEZ MENOS!!!

Claro que, devemos ter uma especialização, para termos uma profissão, para poder nos sustentar (a famosa conversa da "Corrida do Rato" (???)... essa eu conto outra hora), mas à ponto de nos rendermos a ela? À ponto de ficarmos presos em um ciclo sem fim para o resto da vida? Pode parecer um tanto "divino" isto que eu estou falando mas, a vida se encarrega de tirar as pessoas desse vício, e de que forma? Colocando problemas nesse ciclo para abrir os olhos das pessoas (sim, acredito em algo maior que nos faz abrir os olhos... e às vezes, da maneira mais difícil). Então lembre-se: "O mundo é redondo... e não quadrado". Se você se encontra em problemas neste exato momento, não se preocupe porque o próprio tempo vai te ajudar a voltar para a parte de cima do círculo... mas cabe à você dar o primeiro passo pra sair dessa.

Bom, é isso que eu tinha para dizer hoje! Podem deixar a opinião de vocês nos comentários (sendo elas de qualquer natureza) e não deixem de acompanhar os meus vídeos no meu canal do youtube (https://www.youtube.com/channel/UCYwvfVpo6ECk38rP3HZSn-A/videos). E vou deixar aqui a dica de um amigo de Lages-SC, 175º melhor enxadrista do Brasil e um cara de gosto musical digno de um pedido gravado. Confiram:

Até à vista amigos!!!
Fui!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

AINDA SEM ASSUNTO!!!

Olá amigos!

Pode parecer idiotice da minha parte mas eu criei o blog... mas ainda não sei ao certo o que colocar nele kkkkk!!! A princípio eu tinha pensado em mais um meio de divulgar o meu humilde material que posto no youtube diariamente, mas aí eu comecei a pensar: já que tenho todo esse espaço disponível, vou tentar incrementar com alguma coisa a mais (até pra oferecer mais algum atrativo ao pessoal que vem acompanhando o que venho fazendo... e também pra saciar um pouco a minha necessidade um tanto que "compulsiva" de escrever).

Bom, começando do início (???), a ideia de postar os vídeos de voz e violão no youtube eu já tinha há um bom tempo. Eu sempre quis fazer um material desse tipo (eu também faço parte do canal  no youtube "Estante do Grego" que atualmente está parado, mas voltaremos assim que tivermos um tempo disponível porque o formato dele exige um pouco mais de trabalho) e só não fiz isso antes mesmo por um motivo muito simples: FALTA DE CORAGEM!

Pra quem me conhece há um bom tempo isso pode parecer inesperado mas eu tinha tudo em mãos pra começar: uma câmera, um bom violão e minha voz em condições de cantar diante de uma câmera. Diante disso só pude concluir que... era só o medo mesmo que me freava. Poderia culpar também a pouca estrutura pra fazer esse tipo de coisa (ah, não tenho um violão de qualidade... ah, minha câmera não é das melhores... ah minha voz não fica legal em uma gravação limpa... e por aí vai). A motivação pra mudar esse quadro? Não sei ao certo. Acho que foi um conjunto de fatores (desde pessoais até profissionais) que fizeram ouvir minha voz interior (???) que sempre dizia: "cara, faz de uma vez e depois a gente vê no que vai dar!!!". E foi assim...

Se estou contente com isso tudo? Sim! Ainda pretendo melhorar esse formato (quem sabe uma câmera melhor e uma aparelhagem de som mais adequada... mas isso são planos beeeeeeeeem futuros), mas ao mesmo tempo tentar sempre postar um vídeo por dia (haja música pra isso hehehe). Parece pesado, mas é uma coisa nova (pelo menos pra mim) e é mais simples do que parece.

Bom, acho que já escrevi demais! E como eu disse antes, pretendo usar esse espaço justamente pra isso: colocar um pouco mais de informação ao que eu estou fazendo, justamente pra não ficar aquela coisa de simplesmente gravar um vídeo, postar no youtube, convencer a galera à dar um LIKE no vídeo e ficar por isso mesmo. Acho que tenho condições de oferecer mais do que isso pra quem está acompanhando os vídeos (e pra quem não está também hehehe).

E... é isso!!! Vou deixar aqui mais um vídeo em que postei no meu canal do youtube (https://www.youtube.com/channel/UCYwvfVpo6ECk38rP3HZSn-A) e que gostei muito de fazer porque foi um pedido de um amigo, o meu parceiro de Kung-Fú (https://www.youtube.com/watch?v=GHi9eGvQMeA) Rafael Setubal. Uma boa dica por sinal e gostaria que conferissem:


Valeu!!!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

SIM!!! AGORA EU TENHO UM BLOG!

A maioria de vocês vão achar um seguinte: ah um blog... que coisa mais ultrapassada, ninguém vai ver, isso não vai dar em nada... e todo aquele discurso negativista em que o mundo inteiro está acostumado a te oferecer quando você está afim de fazer algo novo.
Olha, pode até ser verdade (hehehe), mas sinceramente, não estou ligando muito pra isso. O meu interesse aqui é apenas mostrar um pouco mais do meu trabalho (que ainda está caminhando, mas que estou sentindo um prazer imenso em estar compartilhando esse momento com o mundo). Então, para todos que curtem uma boa música bem tocada no violão, aqui vai este blog para vocês!!! Estou postando no youtube um vídeo por dia e vou aproveitar o espaço aqui escrevendo mais alguma coisa (o que exatamente vou escrever eu ainda não sei, mas já que estou aqui...). Bom amigos, fiquem agora com o primeiro vídeo em que postei. É um cover de uma das canções em que na minha opinião é muito profunda e ao mesmo tempo simples para mim (digna das composições do Renato Russo). Confiram o link abaixo da minha versão de "Eu Sei" do Legião Urbana!


Estou também aberto à sugestões de músicas (a minha pretensão é postar um vídeo por dia, então se vocês tiverem uma dica legal, deixem nos comentários que espaço não vai faltar... pode ser que demore um pouco mas prometo tentar hehehe)!

Bom amigos, é isso!!!

Até à Vista!!!