sexta-feira, 18 de setembro de 2015

...uma via de mão dupla...

Olá amigos!!! E um bom dia/boa tarde/boa noite... enfim...

Estamos aí para mais uma postagem e, pelo fato de que eu fiquei um bom tempo sem escrever por aqui (fora a última postagem feita na semana passada e, cá entre nós, ficou uma sensação de que eu poderia ter feito algo melhor), ainda vou tropeçar muito pra ganhar aquela velha "habilidade" de fazer bons textos... até lá, vão ficando com esses mesmo.

Bom, em uma de minhas apresentações de voz e violão na semana passada, me deparei com uma situação em que muitos na minha humilde posição de "músico de banquinho" (se 
o termo pareceu ofensivo, desculpa aí gente... não foi minha intenção) se deparam frequentemente: responder à pedidos do público (ou seja, tocar aquela canção em que
o garçon te manda escrita em um guardanapo, enviada por algum freguês para apreciá-la, mandar para a(o) namorada(o) ou simplesmente para testar a paciência do músico
hehehe). 

Do meu "insignificante" ponto de vista, um pedido desses em especial pode significar uma coisa boa, pois é muito difícil uma pessoa pedir uma música quando o músico da noite não estiver agradando (sua voz e seu violão foram notados no meio do ambiente... você têm algo a mais à oferecer). Além de ser uma boa oportunidade de ganhar um futuro fã (se coloque no lugar do cliente e pense em qual seria a sensação de ter o seu pedido atendido)... Permeando tudo, o seu som está bom e tem alguém na "platéia" que está enxergando você com outros olhos... e é nessas horas em que você tem que fazer bonito (toque como se não houvesse outra música melhor no mundo... fica aí a dica).

E quando o cliente pede uma música que não está no seu repertório ou não tem nada a ver como seu estilo? Acalme-se, isso acontece com todo mundo. Se você, músico, que possui um bom repertório, consegue produzir um bom conjunto somando voz + violão + ritmo e possui uma aparelhagem à altura (podem acreditar, um aparato bom, bem organizado e uma boa passagem de som vai ser reparado por um cliente mais cedo ou mais tarde... e não... não vou fazer um post sobre dicas de como fazer uma boa apresentação de voz e violão porque tem gente muuuuuuuuito mais gabaritada do que eu pra fazer isso... sou só um "metido" nesse meio de artistas geniais) dificilmente algum espectador vai pedir algo fora daquele estilo de repertório. Dificilmente... mas sempre vai ter alguém que consegue "furar" essa barreira.

Claro que pode acontecer de alguém fazer um pedido de música muuuuuuuito fora do seu estilo de tocar. A alternativa em que eu encontrei foi colocar músicas que tiveram mais de uma versão (em dois ou mais estilos) e que eu poderia trazer para o meu formato ou, se possível, fazer minha própria versão. Mas quando nada disso for possível, NÃO ABRA MÃO DO SEU ESTILO DE TOCAR. O artista (seja músico, ator ou de qualquer outro segmento) caminha por uma via de mão dupla entre o que você gosta de tocar e o que o público gostaria de ouvir. 

Para um artista, não conseguir expressar a sua arte do seu modo é uma coisa muito frustrante (é como se você fosse graduado em Educação Física, se especializar em uma modalidade específica e o seu patrão achar que você deveria saber jogar todos os esportes já criados no mundo... na música, acontece algo parecido... me perdõem se eu não fui feliz nessa analogia hehehe).

E é isso amigos! Haverão dias de clientes bons, assim como sempre vão existir aqueles que não sabem apreciar um bom lugar para jogar uma conversa afora com os amigos ao som de uma boa música ao vivo... na dúvida, peça desculpas e diga que não tem tal música no seu repertório e toque outra mais próxima ao pedido (afinal, somos humanos... e uma boa educação sempre resolve tudo... pelo menos pra mim não falhou até agora hehehe).

Até breve!!! Fui... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário