sábado, 19 de abril de 2014

"O MUNDO É REDONDO... E NÃO QUADRADO"

Olá à todos!!!

Bom, certo dia eu ouvi essa frase do título de um amigo e isso, de certo modo, mexeu comigo e com a minha forma de encarar as coisas (parte do que estou fazendo agora também tem um pouco de influência desse pensamento). Parece um tanto confuso de início, mas olhando com a devida atenção isso faz todo o sentido.

O que quer dizer esse pensamento? Simplesmente que a vida anda em ciclos (redonda) e não como um quadrado, tendo momentos de subidas e descidas repentinas. Outro dia eu ouvi um cidadão e ele me disse um seguinte: "... há, eu estou há 15 anos trabalhando neste ramo...". Ou seja: 15 anos fazendo a mesma coisa? 15 anos acordando no mesmo horário, 15 anos fazendo a mesma rotina, 15 anos repetindo os mesmos gestos técnicos específicos... como? Como que as pessoas conseguem cair e ficarem presas em um ciclo vicioso? Presas ao ponto de ficarem dependentes dessa rotina e não ter mais espaço para experimentarem outras coisas? Temos a habilidade de ampliarmos mentalmente nossas capacidades... e não estamos usando isso.

Há muito tempo atrás, no meu período de acadêmico de Educação Física (sim, sou formado em Educação Física... surpresos? hehehe) eu li um livro chamado "Entre a Ciência e a Sapiência" que dizia mais ou menos o seguinte (perdoem a minha memória, mas faz um tempão que eu li esse livro): nele dizia que estudamos até o 9º ano de forma expansiva, ou seja, aprendendo e ampliando o conceito aprendido. A partir do 2º grau o nosso conhecimento começa a ser direcionado para alguma coisa (ou seja, para passar no vestibular, no caso do ensino médio). Passado para a faculdade começamos a aprender algo específico da graduação. E assim segue a pós-graduação, o mestrado, o doutoraro, o PHD... e no final das contas estamos aprendendo CADA VEZ MAIS DE CADA VEZ MENOS!!!

Claro que, devemos ter uma especialização, para termos uma profissão, para poder nos sustentar (a famosa conversa da "Corrida do Rato" (???)... essa eu conto outra hora), mas à ponto de nos rendermos a ela? À ponto de ficarmos presos em um ciclo sem fim para o resto da vida? Pode parecer um tanto "divino" isto que eu estou falando mas, a vida se encarrega de tirar as pessoas desse vício, e de que forma? Colocando problemas nesse ciclo para abrir os olhos das pessoas (sim, acredito em algo maior que nos faz abrir os olhos... e às vezes, da maneira mais difícil). Então lembre-se: "O mundo é redondo... e não quadrado". Se você se encontra em problemas neste exato momento, não se preocupe porque o próprio tempo vai te ajudar a voltar para a parte de cima do círculo... mas cabe à você dar o primeiro passo pra sair dessa.

Bom, é isso que eu tinha para dizer hoje! Podem deixar a opinião de vocês nos comentários (sendo elas de qualquer natureza) e não deixem de acompanhar os meus vídeos no meu canal do youtube (https://www.youtube.com/channel/UCYwvfVpo6ECk38rP3HZSn-A/videos). E vou deixar aqui a dica de um amigo de Lages-SC, 175º melhor enxadrista do Brasil e um cara de gosto musical digno de um pedido gravado. Confiram:

Até à vista amigos!!!
Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário